top of page

EMPREENDEDORES DO REINO



Partindo de uma definição simples, segundo o SEBRAE: “empreendedor é uma pessoa que imagina, desenvolve e realiza visões.”. É um conceito muito difundido no meio empresarial, a questão do empreendedorismo. Existindo muitos livros publicados e até cursos sobre o assunto. Como podemos observar, o empreendedor é aquele que realiza algo novo, que vê o que ninguém está enxergando, que observa oportunidades onde as outras pessoas só encontram problemas. Outro diferencial do empreendedor em relação as outras pessoas não empreendedoras é que ele não fica preso aos sonhos e aspirações, pois muitas pessoas até têm boas ideias sobre as coisas, sobre como resolver os problemas, sobre como agir em determinadas situações, mas o problema delas é que não conseguem coloca-las em prática. E para ser um empreendedor é preciso pensar, desenvolver, e muito mais que isso, realizar estas visões. Em suma, o empreendedor precisa ter coragem suficiente para sair do campo das ideias e enfrentar os desafios que existem para que possa realizar o que planejou. Poderíamos traduzir muito bem a palavra empreendedor por iniciativa. Pessoas como como Bill Gates e Steve Jobs são consideradas empreendedoras por terem inovado no ramo da tecnologia, como no desenvolvimento de Sistemas Operacionais. Estas pessoas resolveram sair do conformismo e buscar algo novo dentro de suas áreas de atuação.

No Reino de Deus isso não é diferente, embora na bíblia não exista a palavra empreendedorismo, podemos encontrar sua essência no decorrer do texto sagrado, um exemplo bastante conhecido é o de Neemias que empreendeu a restauração dos muros de Jerusalém, Ageu restaurou o templo, O Sacerdote Esdras restaurou o culto a Deus Esdras 3.1-13. O grande diferencial é que na vida destes homens de Deus havia um espírito empreendedor que foi colocado a serviço do Senhor. A história de Josué e Calebe ilustra muito bem isso, a bíblia diz: “Mas o meu servo Calebe, porque nele houve outro espírito, e porque perseverou em seguir-me, eu o introduzirei na terra em que entrou, e a sua posteridade a possuirá. ” Números. 14. 24. Observe que, por haver nele outro espírito, Deus disse que o introduziria na terra. A bíblia relata que doze homens foram enviados para espiar a terra, e dez deles não tinham visão, eles enxergavam, mas não viam as possibilidades que aquela terra poderia oferecer, olharam apenas para os gigantes que povoavam a terra e todas as dificuldades para conquista-la. Porém Josué e Calebe vislumbraram outro tipo de possibilidades naquele lugar. “E falaram a congregação dos filhos de Israel, dizendo: a terra pela qual passamos a espiar é terra muito boa. Se o Senhor se agradar de nós, então nos porá nesta terra, e no-la dará; terra que mana leite e mel. Tão somente não sejais rebeldes contra o Senhor, e não temais o povo desta terra, porquanto são eles nosso pão; retirou-se deles o seu amparo, e o senhor é conosco; não os temais.”. Números 14. 7 – 9 RC.

Diferente da maioria Josué e Calebe tiveram a visão que a terra era boa, manava leite e mel, e se o Senhor se agradasse deles, poderia então lhes dar aquela terra. Da mesma maneira hoje Deus procura os empreendedores do reino, aqueles que tem uma outra visão sobre os desafios que dia após dia surgem na nossa frente, que não olham os problemas, não ficam estagnados apenas apontando as dificuldades, falhas e se assustando com o tamanho dos gigantes. Que em nós haja um outro espírito, é preciso uma outra visão, assim como na vida de Josué e Calebe. Mas para ser um empreendedor não é preciso apenas ter uma outra visão, é preciso implementá-la, pois o empreendedor do reino não somente tem um discurso otimista, ele não somente encoraja a congregação como fez Josué, mas ele planeja suas ações e parte para a execução, e assim sob liderança de Josué Israel partiu para conquistar a terra prometida. Eles não olharam as dificuldades, mas todas as possibilidades, e tiveram iniciativa. Deste mesmo modo o mundo aguarda que hoje nós tenhamos esse espírito de iniciativa, não de meras palavras, sejam elas negativas ou apenas positivas, mas sejamos praticantes daquilo que temos ouvido e aprendido da parte de deus. A nossa congregação e mundo aguardam ansiosamente que deixemos a zona de conforto espiritual e religiosa e sejamos empreendedores do reino. A ardente expectativa da criação aguarda a revelação dos filhos de Deus. Romanos 8. 19 RA. Amem!


Autor: H. V. Santos


Referências:

https://www.sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/bis/o-que-e-ser-empreendedor,ad17080a3e107410VgnVCM1000003b74010aRCRD 21/11/2017 12:38 h

https://pt.wikipedia.org/wiki/Empreendedorismo 21/11/2017 12:54 h

  • Facebook Black Round

© 2023 por VIDA CRISTÃ. Orgulhosamente criado com Wix.com

  • Facebook Black Round
  • Google+ Black Round
bottom of page