Um passo a frente do inimigo.

É interessante observar que a cada dia que lemos a bíblia sagrada, nos saltam novos tesouros a nossa vista e ao nosso entendimento. Em mais uma leitura no evangelho de Mateus pude observar uma linda operação da providência divina na vida dos seus servos. Desde o nascimento de Cristo, passando pela visita dos magos do oriente até a fúria de Herodes e a providencial fuga para o Egito, nós podemos observar o trabalhar de Deus para proteger seus filhos e cumprir seus propósitos.
Tudo começa a partir do nascimento de Jesus Cristo, um anjo aparece em sonho a José e lhe revela que sua esposa havia concebido do Espírito Santo, Jose que estava preocupado com a situação e por ser homem justo, planejava deixá-la secretamente para não a infamar, com isso ele volta a cuidar de sua esposa e da criança que estava sendo gerada. A partir do nascimento de Jesus começa uma história de provação na vida do menino e de seus pais José e Maria. Logo que o messias nasce dentro de um período de dois anos uns magos do oriente percebem sua estrela e vão a Jerusalém em busca daquele que ouviram falar pela boca do profeta, em Jerusalém Herodes os aconselha a ir a procura do messias e lhes diz para que quando o encontrassem o avisem para que ele também vá e o adore. Os magos saem em busca do messias esperado e o encontram em Belém da Judeia, lhe oferecem presentes, mas em sonho são orientados para não voltar para junto de Herodes, então eles partem por outro caminho Mateus 2. 12. Durante esta mensagem já podemos perceber que por duas vezes o Senhor Deus envia seu anjo através de sonho aos seus servos e os orienta a tomar decisões para salvação do menino Jesus e de seus pais. Vamos continuar vendo ainda mais a providência divina em favor dos seus, no restante desta história.
Herodes percebe que seus planos haviam sido frustrados e então furioso manda matar todos os recém nascidos abaixo de dois anos de idade em Belém e região. Antes que isso acontecesse, Deus mais uma vez envia seu anjo através de sonho para dizer a José: "Levanta-te, e toma o menino e sua mãe, e foge para o Egito, e demora-te lá até que eu te diga, porque Herodes há de procurar o menino para o matar" Mateus 2. 13. A palavra também diz que morto Herodes, eis que o anjo do Senhor apareceu num sonho, a José no Egito, dizendo: "Levanta-te e toma o menino e sua mãe, e vai para a terra de Israel, porque já estão mortos os que procuravam a morte do menino". Então José resolve voltar com sua família para Israel, mas ouvindo que o filho de Herodes reinava no lugar do pai, receou ir para lá, então Deus mais uma vez em sonho orienta a José ir para as regiões da Galileia, habitando em uma cidade chamada Nazaré.
Cada sonho, cada orientação divina, serviu para livramento do inimigo e para cumprir várias profecias do antigo testamento, profecias que diziam: do Egito chamei me filho, Ele será chamado Nazareno e outras mais; tudo de acordo com a perfeita vontade do pai. Não precisamos nem nos estender sobre o fato, de que, Deus precisava contar com a obediência de José e Maria para cumprir esses propósitos.
Podemos observar quão grande é o cuidado e o zelo de Deus na vida de seus servos, desde o momento em que o menino Jesus veio ao mundo já havia grande fúria por parte do inimigo para matá-lo e destruir os propósitos divinos. Vemos a operação de de Deus em cinco sonhos deixando sempre José, Maria e Jesus um passo a frente do inimigo. Com nossas vidas hoje em dia não é diferente, o inimigo irá sempre tentar frustrar os planos de Deus em nossas vidas, mas se estivermos em obediência, santidade e sinceridade diante do pai, poderemos ter a certeza de que ele sempre nos revelará o profundo e o escondido, seja através de sonhos ou outros meios, e Deus sempre nos colocará um passo a frente do inimigo.