Águas Transformadas

(Agradeço a Deus que me deu está mensagem na noite de 19 de julho de 2011)
Texto: 1 Reis 2.19 – Eliseu torna saudáveis as águas de Jericó.
19 E os homens da cidade disseram a Eliseu: Eis que boa é a habitação desta cidade, como o meu senhor vê; porém as águas são más, e a terra é estéril. 20 E ele disse: Trazei-me uma salva nova e ponde nela sal. E lha trouxeram. 21 Então saiu ele ao manancial das águas e deitou sal nele; e disse: Assim diz o Senhor: Sararei estas águas; não haverá mais nelas morte nem esterilidade. 22 Ficaram, pois, sãs aquelas águas até ao dia de hoje, conforme a palavra que Eliseu tinha dito.
Como lido no texto podemos dizer tranquilamente que o mundo em que vivemos e que Deus o fez é também um lugar de boa habitação, porem como no exemplo de Jericó, no mundo em que vivemos pessoas com o coração endurecido e relutante contra Deus tem se tornado em águas más e terra estéril.
Entretanto o profeta diz: Trazei-me uma salva nova e ponde nela sal. Em algumas traduções da bíblia podemos constatar que salva tem o mesmo significado de prato, jarro ou vaso. E o profeta diz mais: ponde nela ou nele sal. Da mesma maneira como o profeta pegou um vaso novo e colocou nele sal para restaurar as águas de Jericó, o Espírito Santo hoje nos chama para sermos vasos novos na sua mão e deixarmos que ele nos preencha com sua essência para que possamos fazer a diferença neste mundo. Mundo amargo e que não frutifica como Jericó. Deus chama a mim e a você para que pessoas que não dão frutos possam ser salvas e a vida possa reinar no lugar da morte, “Sararei estas águas; não haverá mais nelas morte nem esterilidade”.
Para isso o Espírito Santo precisa de vasos novos com sal para ser o tempero do mundo. A palavra diz em Mateus 5. 13 “vós sois o sal da terra”, o sal foi jogado nas águas de Jericó e as águas se tornaram saudáveis.
E você (nós)? Temos sido vaso com sal nas mãos do Espírito Santo de Deus assim como aquele vaso novo nas mãos de Eliseu?
Temos curado este mundo de águas más e estéreis?
Ou temos sido como a cidade de Jericó? (Sem gosto e sem frutos).
A bíblia nos conta a história de outras 3 cidades.
Em apocalipse 3. 15 podemos observar o que foi dito a igreja da cidade Laodiceia: “Eu sei as tuas obras, que nem és frio nem quente. Tomara que foras frio ou quente!”
O que dizer destas palavras? Tem Deus prazer em que alguém seja frio? Analisando a história bíblica podemos encontrar grandes tesouros por escondidos neste texto.
Laodiceia foi a cidade mais rica da região da Frígia na época do Império Romano. Era conhecida em todo o mundo antigo por seus estabelecimentos bancários, escola de medicina e indústria têxtil. Contudo a cidade sofria de sérios problemas de abastecimento de água potável. O suprimento de água em Laodiceia provinha de tubos conectados a uma fonte distante. Portanto, a água era morna e quase intragável. Em contraste, a cidade vizinha Hierápolis tinha fontes medicinais de águas quentes, e Colossos, outra cidade vizinha, era suprida por um veio de água fresca da montanha.
Conclusão
O que podemos entender do versículo: “quem dera fosses frio ou quente!” Ou seja, quem dera fosses como as águas quentes de Hierápolis que curam ou como as águas frias de Colossos que dessedentam a sede. Na igreja local de Laodiceia não estava proporcionando água da vida para os peregrinos sedentos, nem cura e conforto para os espiritualmente enfermos.
Laodiceia era igreja rica que tinha tudo que precisava, mas não tinha as águas do Espírito que descem da montanha que é o Senhor (Nosso alto monte e refúgio e Fortaleza). Sejamos vaso novo, sejamos sal, sejamos fonte de vida como as águas transformadas de Jericó e as águas de Hierápolis e Colossos. Que deus abençoe.